Saturday, May 31, 2014

O Silêncio é Oiro

Finalmente alguns exibicionistas e palradores das redes sociais chegaram à conclusão que se expuseram ou falaram demais, e agora pretendem que os seus excessos sejam urgentemente apagados, porque prejudicam a sua imagem...
Ora a consciência dos limites do que se deve mostrar e dizer deveria ter sido adquirida durante o período de educação e formação da personalidade e não é certamente o “apagão” que vai dar aos “arrependidos” a seriedade moral que agora pretendem mostrar.
Desde há milénios que o silêncio foi considerado uma virtude de qualquer bom cidadão. Os egípcios “pintavam o seu Deus [Horus] com o dedo na boca, denotando o segredo e o silêncio que cada um havia de guardar”. Os gregos e romanos chamaram-lhe Harpócrates.
Vejamos o que disseram, a propósito do silêncio, algumas figuras históricas que nunca tiverem que  recorrer ao apagão para atingirem a imortalidade.
Eurípedes — “O silêncio é cofre e custódia da segurança, e por isso se diz  que mais seguro vive o mudo que o linguareiro”.
Séneca — “É loucura querer que um segredo não seja descoberto por aquele a quem foi antes revelado. Como quem diz: tu não pudeste guardar o teu segredo, e queres que outro o guarde? Não acredites.” “Há coisas que vale mais calar do que dizer com falta de vergonha.”
Pitacus — “O que quiseres fazer não o descubras porque, se o fizeres, serás depois escarnecido.” “Quem não sabe calar, tão pouco saberá falar.”
Plínio — “Não é de menos sábio e orador o saber calar do que o saber falar.”
Peristrato — “Quem descobre o seu segredo, vende a sua liberdade.”
Stobeus —  “O prémio do silêncio é a segurança do perigo.”
Plutarco — “Para os que falam pouco, poucas leis são necessárias.” “O néscio jamais deixa de falar, nem tão pouco é sábio o que não sabe calar.”
S. Bernardo — “O varão discreto deve guardar esta regra: o meu segredo é para mim.”
S. Crisóstomo — “Aquele que quiser vingar-se de seu inimigo, cale.”
S. João Clímaco —  “O silêncio de Cristo Redentor nosso colocou admiração e reverência a Pilatos que o julgava.”

“Perguntando uma vez Hisopo ao sábio Chilo que coisa era mais difícil da fazer: respondeu que o saber e guardar o segredo. Porque do não haver silêncio, não pode haver liberdade.”

No comments: