Friday, May 11, 2012

A ostentação dos portugueses ricos

A ostentação da riqueza foi sempre uma mania compulsiva de muitos portugueses abastados, que serviu para alimentar notícias sensacionalistas nos periódicos locais e até nacionais. É paradigmático o exemplo dos automóveis de luxo que, em nossos dias, constitui ainda uma forma vulgar de ostentação.
No dia 28 de Agosto de 1909 era notícia nos jornais portuenses “a compra de um belo auto «Daimler» por Joaquim Soares da Silva Moreira de Campos. Era “um modelo especial de que a fábrica respectiva construira apenas dois exemplares”: um para o capitalista portuense, o outro para D. Afonso XIII, rei de Espanha!… Três dias depois, o conde de S. Tiago comprou igualmente um automóvel de modelo igual ao que ganhara a prova Chartres-Paris!...Em 10 de Fevereiro de 1909, a senhora D. Arminda Pascoal comprou uma «limousine Minerva» que tinha brilhado no Salão Automóvel de Bruxelas e que os técnicos afirmavam «ser o automóvel  mais perfeito e luxuoso até à data entrado no país»!... O automóvel de luxo rapidamente se tornou num ícone para qualquer português… rico ou menos rico.
Com o aparecimento dos aviões, os portugueses mais ricos pensaram logo em possuir tão complexos e caros aparelhos, mas à ostentação começaram a juntar-se o prazer e os negócios. Foi o que aconteceu no início da segunda década do século XX, quando chegou a febre da aviação a Portugal. Em 13 de Setembro de 1912 “o conhecido capitalista e apaixonado desportista de Matosinhos, António Rodrigues de Sousa” anunciou que iria deslocar-se ao estrangeiro para aprender os segredos da aviação e comprar um biplano “para a realização de voos desportivos no Porto e em Lisboa”. Também Luis Marques Merino anunciou, no dia 17, que iria a Espanha comprar um monoplano para a “Escola de Aviação do Porto” que pretendia criar. Regressou 12 dias depois trazendo consigo apenas o compromisso de um aviador espanhol para fazer exibições no Porto. Nos meses seguintes, muitas exibições aeronáuticas se realizaram tanto no Porto como em Lisboa, até que chegou a Primeira Guerra Mundial e o entusiasmo esmoreceu.

No comments: