Friday, May 18, 2012

A Grécia, a Alemanha, o choque de culturas, a ciência, a técnica e a tecnologia

A presente crise económico-financeira que abala alguns países da Europa fez-me recordar as diferenças que caracterizam duas culturas europeias bem distintas: a do Norte, bem representada e liderada pela Alemanha, e a do Sul melhor representada pela Grécia. Não é pelo efeito do sol e das praias que podemos diferenciar essas culturas, mas pelas suas origens que podemos procurar na Germânia de Cornélio Tácito e na Grécia de Platão.
Durante a Antiguidade, a cultura grega espalhou-se pela Europa romanizada, para se extinguir, dominada por um Cristianismo estóico, na Idade Média. Ressurgiu com a Renascença e iniciou uma nova decadência no século XIX com a ascensão da cultura germânica. Aproveitando e integrando a ciência e a tecnologia, esta cultura atingiu uma notável supremacia antes das duas guerras mundiais que levaram a Alemanha à humilhação e à derrota. Apesar disto, o espírito de superioridade que caracteriza o povo germânico permaneceu e continua a tentar dominar, não pelas armas mas pelo poder económico que a tecnologia e a ciência lhe dão.
A cultura de raiz grega humanista e especulativa talvez menos adaptada à actividade científico-tecnológica perdeu competitividade económica face à cultura germânica e adormeceu com as promessas de conforto no seio de uma União Monetária.
Por sua vez, o capitalismo, não satisfeito com o lucro que retira das actividades científico-tecnológicas, viu uma oportunidade na fraqueza económica dos países do Sul que tão desprotegidos estão por uma moeda sem alicerces. Aumentou-lhes os juros de dívidas soberanas que não podem naturalmente saldar. Enquanto o capital do Norte engorda, os países do Sul definham arrastando consigo a sua humilhada cultura…
Nesta crise, há um choque de duas culturas e de duas visões do mundo e da vida. A do Norte está a impor-se porque utiliza a ciência e a técnica em seu proveito. O seu domínio continuará e só poderá enfraquecer se a cultura do Sul usar as mesmas armas, isto é, investir na ciência, na técnica e na tecnologia. Com a imaginação, a flexibilidade e a adaptação fácil que caracterizam a cultura grega, surgirá então a inovação industrial e uma nova ordem económica centrada no Sul da Europa renascerá como aconteceu em numerosos períodos da História!...
A famigerada troika voltará ao Hades e os países do sol e das praias continuarão a ser a cobiça dos países do Norte… Visitá-los-emos no Inverno, para uma curta visita às neves das suas montanhas!...

No comments: