Friday, March 30, 2012

Pombos Correios ─ mensageiros fiéis

Os pombos correios eram usados já na Antiguidade para o transporte de mensagens. “Os pombos saõ muy celebrados na historia por haverem servido de semelhantes correyos, no sitio de Modena, sustentado por Decio Bruto, contra Marco Antonio, e no sitio de Hartem, e Leyde pelos Hespanhoes; em memoria do que ordenaraõ, que os pombos, que conduziraõ os avisos, seriaõ sustentados à custa do publico, e embalsamados depois de mortos, para se guardarem na Camera da dita Cidade; como tudo refere Strada, Thuan., e o Marquez de Santo Aubin no tom. 2 a pag. 635, diz, que os Mercadores de Alep, e de Alexandrette ainda hoje se servem destes correyos de azas para se advertirem do que póde interessar o seu comercio” ─ assim se refere aos pombos correios Pedro Norberto da Aucourt e Padilha nas suas Raridades da Natureza e da Arte, de 1759.

Foram igualmente utilizados como mensageiros nos países árabes. Um aventureiro português António Tenreiro, num relatório oferecido ao rei D. Sebastião, escreveu o seguinte: ”chegamos a esta casa que ja disse, que estaa situada antre hua serra alta e o mar, he de pisara e pedra: que atravessa este deserto, que forçadamente todas as cafilas e caminhantes, assi as que vam para Egipto, como tambem as que tornam pera Jerusalem, nam tem outro passo por onde passar senam por este. E em esta casa, estaa sempre hum alcayde mouro, que nam deixa por elle passar ninguem atee que lhe nam dizem quem he, e o negocio a que vay. Em esta casa se deceram os Turcos, que me levavão preso, e logo lhe disseram o negocio a que hiam, e como me levavam preso ao senhor Braem Baxaa, e como lhe disseram logo escreveram uma tirazinha de papel, e tiraram hua pomba de hua gaiola em que estavão outras, e lhe ataram debaixo de hua aza, e saindose fora da casa, a soltaram: a qual se alevantou voando muy alta, atee que desapareceo. E em pequeno espaço chegou aa cidade de Cayro a casa de hum mouro, onde ha outras pombas, que pera este mester tem ensinadas, e lhe tirou o escrito, e o levou logo ao dito Abraem Baxaa”.

A utilização de pombos correios como mensageiros foi muito importante durante as guerras mundiais do século XX e continua a ser em nossos dias...

No comments: