Menos de metade dos americanos sabe que os electrões são mais pequenos do que os átomos e que os homens e os dinossauros nunca conviveram na terra. Cerca de metade não acredita na teoria da evolução e quatro em cada dez acreditam que a astrologia tem muito ─ ou alguma coisa ─ de científico.
A Gallup descobriu que metade dos americanos acredita na percepção extra-sensorial, um terço na telepatia, outro terço na previsão dos astrólogos e mais do que um quarto está convencido que é possível comunicar com os mortos. São ainda mais ignorantes quando se fala de assuntos geográficos relativos a outros povos …
Ao americanos apoiam no entanto a actividade científica e acreditam que ser cientista é a ocupação mais prestigiante para um homem. Apoiam com entusiasmo o financiamento governamental à ciência não só aplicada como fundamental.
Enquanto 90% dos americanos dizem que se interessam pela ciência apenas 45% dos europeus afirmam o mesmo. Os europeus visitam bibliotecas, jardins zoológicos, museus de ciência e técnica em menor número do que os americanos. Sobre o movimento da Terra em torno do Sol, um terço dos europeus têm a mesma concepção errada que um quarto dos americanos. Relativamente à ciência, os europeus parecem ser ainda mais ignorantes e desinteressados.
Que se passará com os portugueses? Seria saudável para o moral do país arranjar-se um estudo que mostrasse que aquilo que todos os dias sentimos e vemos… está completamente errado! …
No comments:
Post a Comment