Wednesday, August 15, 2007

A magia à portuguesa no século XXI


Em 11 de Agosto de 2007, num Sábado, foi com alguma incredibilidade que vi durante o Jornal da Noite da SIC, uma reportagem intitulada a “Magia à portuguesa ─ consultas custam entre 50 e 70 euros”. Toda a peça jornalista, longa e detalhada, apresentou a actual “magia portuguesa” como uma actividade séria e credível. Segundo afirmaram os mágicos entrevistados, a eles recorrem “pessoas de todas as classes sociais” com o objectivo de resolverem problemas de saúde, de negócios e de amor. Nesta actividade, como em muitas outras ─ disseram eles ─ há trapaceiros que desacreditam a nobre ciência do prognóstico mágico; a magia branca, “baseada nas forças da luz”, e a magia negra, “baseada nas forças das trevas”, têm entre nós muitos charlatães… As pessoas deveriam saber distinguir entre os verdadeiros ─ como os que apareceram na televisão ─ e os falsos mágicos. Os entrevistados (com nomes exóticos, especialistas de Tarot e videntes a quem os búzios e os pêndulos desvendam os mais recônditos segredos…) manifestaram-se contra a concorrência desonesta e a jornalista concordou, alertando o público para que não se deixe enganar. É lamentável que a jornalista não tivesse informado os telespectadores que a magia é globalmente uma fraude, contrária a todos os princípios científicos pelos quais se deve reger qualquer sociedade civilizada.

Com o objectivo de publicitar a sua actividade, os mágicos portugueses não se contentam, porém, com a publicidade televisiva. Frequentemente me chega à caixa do correio informação enganosa como esta:

Em muitos anos de trabalho o Mestre XXXX ajudou milhares de pessoas a recuperar casamentos, amores desfeitos, familiares que se afastaram, jovens com problemas de droga e adaptação, vitima de trabalhos de magia ou espiritualmente doentes. O poder dos rituais de magia é tão forte que consegue afastar clientes, bloquear negócios, levar à falência e destruir vidas. Para resolver estes problemas é preciso apelar ás forças ocultas do Mestre que tem um dom transmitido pelos seus ancestrais há muitas gerações. Trata em poucos dias e com eficácia qualquer seja o seu problema…

O Professor YYYYYYYY é a pessoa certa para o ajudar a mudar a sua vida. Se o seu problema, é falta de sorte, negócios, dificuldade em engravidar, álcool e drogas, impotência sexual, problemas familiares, não perca a esperança. O Professor YYYYYYYY, é o seu amigo e confidente …

Durante a Idade Média, a chamada Idade das Trevas, bruxas e bruxos como estes, possuidores dos mesmos dons e com semelhantes práticas, eram queimados em Autos de Fé por terem pactos com o diabo… No século XXI, os mesmos visionários ou impostores querem fazer crer que podem controlar forças ocultas, benéficas e maléficas, em benefício dos seus clientes pela módica quantia de 50 a 70 euros segundo a reportagem da SIC. O negócio aparentemente prospera. A televisão, meio de comunicação poderoso e universal, promove-o em “prime time” e o povo, crente e ignorante (como se quis demonstrar na referida reportagem…), aguarda a primeira oportunidade para consultar o mágico…
Transcrevendo uma frase que li não sei onde: “tudo está fora do seu devido lugar neste país: até ele próprio”!

No comments: