Wednesday, October 8, 2014

Há 66 anos — a televisão no telefone é já um facto

No primeiro número da  revista portuguesa de divulgação científica Átomo, ciência e técnica para todos, de 20 de Janeiro de 1948, pode ler-se esta interessante  notícia :
Falar a grandes distâncias, em perfeitas condições de audição, através de mares e continentes, com qualquer tempo e qualquer hora — telefonar, em suma — já era uma grande maravilha dos tempos modernos. Era pouco, porém, para o homem de hoje que quer sempre mais e mais. Era preciso conseguir que os interlocutores se vissem também, o que, para determinados estados de alma, seria coisa do maior interesse. O namoro telefónico, por exemplo, ganhará em facilidade e em comodidade, mas perderá o encanto que Romeu e Julieta conheceram e até a graça do “gargarejo”, clássico entre nós. Esta nova invenção resolve tudo. Os interlocutores podem ver-se um ao outro. Na gravura a imagem da pessoa com quem se fala aparece no pequeno rectângulo indicado pela seta. Está a telefonar P. Zakharov, técnico de televisão, que inventou esta nova maravilha.
Quem não conhece este pequeno prodígio tecnológico que hoje se chama Skype ou FaceTime? Não esqueçam os jovens que, há muitos anos, os seus avós foram os pioneiros no desenvolvimento desta forma de comunicação ...

No comments: